10 dicas para prolongar a vida útil de seu smartphone

A maioria dos problemas em celulares se origina na bateria. É o carregador que para de funcionar, o aparelho que descarrega muito rápido, a placa de lítio que incha, enfim… Não há como negar que os smartphones fazem parte de nosso dia a dia atual e pensar em passar o dia sem eles é algo inimaginável.

Antes de mais nada, é importante compreender que existem quatro tipos básicos de bateria para celulares: Lítio Polímero, Íon Lítio, Níquel Híbrido e Níquel-Cádmio. As primeiras são mais recentes e leves, sendo praticamente impossível explodi-las. Já as baterias de Íon Lítio, que são as mais comuns em aparelhos modernos, têm capacidade de carregar rapidamente até 80% de sua capacidade.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão ajudá-lo a aumentar a vida útil de sua bateria e, consequentemente de seu aparelho. Vamos a elas!

1) Evite deixar o celular no bolso

Observe se quando seu aparelho fica muito tempo no bolso, ele tende a descarregar mais rápido. Geralmente, isso ocorre porque o calor do seu corpo está consumindo a bateria e o calor acelera seus processos químicos.

2) Mantenha o aparelho longe do calor

Se o calor do seu corpo aumenta o consumo da bateria, imagine deixá-lo em meio a um ambiente quente Isso pode prejudicar os componentes de qualquer aparelho eletrônico, mas se seu aparelho estiver esquentando muito, há grandes chances do carregador não estar funcionando adequadamente.

3) Desligue o Bluetooth

O recurso Bluetooth, além de gastar muita bateria, pode transmitir vírus e conteúdos indesejados.

4) Limpe a bateria e o aparelho

A sujeira que se acumula pode ser prejudicial, use cotonete e álcool isopropílico para limpar esses locais.

5) Não abra e feche aplicativos constantemente

Isso faz com que você gaste ainda mais a energia do aparelho. No caso se IPhones, o próprio IOS congela os aplicativos que não estão em uso, exceto o gravador de áudio, reprodutor de mp3 e aplicativos de localização.

6) Não deixe seu aparelho 100% carregado conectado à tomada

As baterias de íon lítio podem superaquecer nesses casos, prejudicando-as.

7) Você não precisa carregar 100%

Não há necessidade de recarregar em 100% a bateria dos aparelhos todas as vezes. Carregue-as até 80% e deixe chegar até 40% para nova recarga. Isso faz com que sua vida útil se prolongue.

8) Modo Avião

Se precisar recarregar rapidamente seu celular, mude para o Modo Avião, acelerando o processo.

9) Não deixe a bateria chegar a 0% sucessivamente

Seu celular pode quebrar se você tiver que carregá-lo várias vezes, mas deixe a bateria chegar ao 0 pelo menos uma vez por mês a fim de calibrá-la.

10) Não deixe eletrônicos conectados a cabos desligados

Ainda que não estejam ligados a tomadas, os plugs usam eletricidade.

11) Diminua o brilho da tela do aparelho

Se colocar o brilho na metade, você tem 2 horas extras de bateria.

Mas lembre-se, nenhuma bateria ou aparelho são eternos e há casos em que a compra de um novo será necessária. E você? Conhece alguma dica para aumentar a vida do se smartphone ou bateria? Se sim, compartilhe com a gente!

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on Pinterest

Newsletter

Que tal receber mais conteúdos no seu e-mail?