6 benefícios em fazer previdência infantil para seus filhos

Como falamos anteriormente, ter filhos requer um bom planejamento familiar e mesmo que os gastos durante a gravidez, nascimento, com o bebê e com seu consequente crescimento, é na vida adulta que os gastos aumentam consideravelmente.

Colégio, faculdade, cursos, esportes, viagens, carro, lazer. A vida de um filho e sua felicidade são motivos constantes da preocupação de qualquer pai ou mãe. É pensando neste futuro que muito pais, hoje em dia, estão largando o tradicional cofre de porquinho e prevenindo-se, investindo na previdência infantil.

Segundo especialistas, o principal motivo que tem feito pais aderirem a planos de previdência infantil para seus filhos é a educação. Pensando nisso, hoje vamos listar os benefícios que a previdência infantil pode trazer, tanto para os pais, quanto para os filhos.

 

Garantia de patrimônio

Se você fizer um plano de previdência infantil quando seu filho nascer e, mensalmente, investir um pequeno valor, considerando o rendimento da poupança, aos 23 anos o seu filho já vai ter um patrimônio que proporcionará a ele abrir o seu próprio negócio quando se formar na faculdade.

 

Investimento fácil

Para quem tem dificuldades para investir ou não tem tempo para entender melhor o mercado financeiro, investir em previdência infantil é a forma mais fácil de garantir rendimento futuro para seus filhos.

 

Flexibilidade

Há planos em que você escolhe uma quantia fixa que será depositada mensalmente, então não precisa ficar se preocupando em fazer o depósito ou não. Obviamente, os valores a serem depositados e as datas poderão ser modificadas conforme a necessidade de quem contrata o plano de previdência infantil.

 

Menos impostos

Uma das maiores vantagens dos fundos previdenciários é a possibilidade de pagar menos impostos para o seu dinheiro render mais. Ao contrário do que ocorre com outros tipos de fundos, aqui, a cobrança do Imposto de Renda (IR) não acontece semestralmente, ela só é feita na hora do resgate. Isso significa que o investidor ganha mais com os juros, que normalmente seriam abocanhados pelo leão do IR, se estivessem em outro fundo.

 

Baixos riscos

Os riscos para quem investe em previdência infantil são bem baixos, quando comparados a outros fundos de investimento. O primeiro risco que podemos citar é a baixa rentabilidade. Outros planos, mais arriscados, realmente podem trazer retornos melhores, mas quando se está pensando no futuro dos filhos, o melhor conselho é assegurar rendimentos, sem ter a necessitar de arriscar. O segundo risco, este ainda mais baixo, é sobre a possibilidade das entidades de previdência contratadas entrarem em falência. Apesar deste risco existir, existe fiscalização governamental e normas que regem o mercado que faz com isso raramente ocorra. Caso isso venha acontecer, a entidade é liquidada extrajudicialmente.

 

Educação financeira para os filhos

Outro fator vantajoso da previdência infantil é usá-la como ferramenta para ensinar os filhos a lidarem com seu próprio dinheiro. Visto que educação financeira não é disciplina em parte esmagadora das escolas brasileiras, poupar é uma atitude que deve ser ensinada pelos pais, em casa, desde cedo. Com a previdência infantil você estará ensinando a criança sobre este hábito, assim como as ensina que é correto escovar os dentes todos os dias.

 

Portanto, não há dúvidas sobre as vantagens e a segurança que a contratação de um plano previdenciário infantil. É importante salientar que quanto mais cedo você começar a investir, maiores serão os rendimentos e mais tempo o dinheiro se multiplicará até você ou seu filho fazer o resgate do investimento. O mais importante disso tudo é que futuro financeiro dos seus filhos pode começar pelas suas mãos.

Para continuar sempre ligado em nossas novidades, não esqueça de assinar a nossa newsletter! Basta preencher com seus dados, os campos abaixo.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on Pinterest

Newsletter

Que tal receber mais conteúdos no seu e-mail?