6 benefícios empresariais que motivarão seus colaboradores

Os tempos estão mudando. Hoje, apenas os direitos garantidos por lei já não são o bastante para atrair grandes talentos e retê-los. É preciso oferecer mais além do salário. Boa parte das empresas vêm isso como um luxo, mas benefícios empresariais podem ser uma das chaves para sua empresa decolar de vez. Pessoas bem tratadas trabalham mais, melhor e com um sorriso no rosto. Isso com certeza reflete diretamente no gráfico de crescimento da empresa.

Assistência médica

O benefício mais comum também é um dos mais desejados. O plano de saúde é muito bem avaliado entre os colaboradores que contam com ele. A razão é simples. Com a crise na saúde pública do Brasil, contar com o SUS se tornou um grande problema. De outro lado, contratar um plano particular individual de saúde é pesado financeiramente. Também este é o segundo maior investimento das empresas que o têm, perdendo apenas para a folha de pagamento. Se não for possível conceder um plano integralmente, é possível dividir suas despesas através de descontos em folha.

Participação nos Lucros

Muito bem avaliado entre colaboradores e candidatos, a participação nos lucros da empresa funciona como atrativo e reforço de benefício sobre resultados. Se todos trabalharem em equipe, com produtividade e sucesso, ganham uma participação maior. Isso pode ser dado uma ou duas vezes ao ano e serve como grande alívio ao corpo de trabalhadores. Faz com que se esmerem cada vez mais.

Educação

Esse item beneficia tanto a empresa quanto o funcionário. Pagar por cursos, integralmente ou parcialmente, é uma forma de conseguir colaboradores mais preparados e com alto índice de comprometimento com a empresa. Mostra que ela se importa com o crescimento de todos –  e não apenas com o seu.

Equipamentos

Alguns tipos de profissionais precisam de mais equipamentos do que o padrão. Amarrá-los ao ambiente de trabalho é uma atitude nem sempre será bem vista. É como dar uma caneta e amarrá-la à mesa. Por isso muitas empresas fornecem smartphones, notebooks e até carros para os seus funcionários – mesmo que em caráter de empréstimo. Isso é um benefício muito valorizado que possibilita uma estrutura melhor com novas possibilidades de resultados.

Benefícios empresariais criativos

Google, Facebook e outras startups lançaram a modalidade de benefícios diferenciados e grandes corporações a têm seguido. Vai desde cantina gratuita dentro da empresa até licenças maternidade e paternidade estendidos. Claro que nem todos podem oferecer atrativos assim. Mas por que não dar um café da manhã por semana? Com certeza toda equipe achará isso incrível e se sentirá mais reconhecida.

Descontos

Muitas empresas oferecem descontos exclusivos a funcionários pelos seus produtos ou serviços. Também é possível buscar parcerias para dispor cartões de desconto em academias, salões de beleza, farmácias e etc. Você não pagará muito por isso, nem as empresas parceiras. É uma relação ganha-ganha de todos os lados.

Nem sempre é possível investir muito na folha de pagamento. Mas muitos desses benefícios saem mais baratos do que um aumento de salário e representarão alegria semelhante ao beneficiado. Tudo isso motivará sua equipe de trabalho a dar o melhor de si. Afinal, mais pessoas desejarão trabalhar na sua empresa e ocupar os seus postos de trabalhos. Além de quem gosta de um lugar, tende a lutar para melhorá-lo diariamente. Por isso os benefícios corporativos se tornaram um bem necessário. Afinal, funcionários não são apenas empregados. São representantes da empresa. Os protagonistas que mantém a roda girando. O primeiro passo para oferecer benefícios empresariais é entender isso: que empresas são feitas de pessoas.

O que achou deste post? Produzimos conteúdos assim constantemente. Assine nossa newsletter para recebê-los.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on Pinterest

Newsletter

Que tal receber mais conteúdos no seu e-mail?