O que é seguro aluguel e porque fazer

Podemos afirmar, atualmente, que existe cobertura de seguros para praticamente tudo. É possível proteger não somente sua saúde, dinheiro ou carro, mas também seus investimentos, sua empresa e até mesmo os produtos que você compra.

Um tipo de seguro que poucas pessoas sabem que existe – mas que é essencial para a grande maioria delas – é o seguro aluguel. Se você nunca ouviu falar sobre esse tipo de cobertura, que tal conferir nosso artigo sobre o assunto e tirar todas as dúvidas sobre esse produto?

O que é um seguro aluguel?

O seguro aluguel, conhecido também como seguro de fiança locatícia, é uma cobertura oferecida por seguradoras para ajudar pessoas ou empresas que precisam alugar um imóvel, mas que não tem um fiador. Como a grande maioria das imobiliárias e locadoras de imóveis exige a presença dessa garantia financeira, que possa cobrir com um possível valor devedor do inquilino, muitas pessoas acabam não conseguindo alugar seu imóvel por não encontrar um fiador – e é ai que o seguro aluguel entra para ajudar a fechar o negócio.

O seguro aluguel pode ser contratado para imóveis residenciais e comerciais e dispensa a presença do fiador no momento de fechar o negócio.

O que cobre um seguro aluguel?

A principal cobertura oferecida por um seguro aluguel para seu possível contratante é a de arcar pelo pagamento da locação do imóvel e de possíveis multas em caso de atraso ou impossibilidade de efetuar o pagamento da dívida na data certa. Algumas coberturas personalizadas também podem oferecer o pagamento de outras dívidas como a do IPTU, condomínio, contas de água, luz e gás, danos no imóvel e até reparos e pinturas para encerramento do contrato de locação.

Por apresentar diferentes características adequadas para diferentes tipos de clientes, é importante se informar bem sobre todos os tipos de coberturas possíveis no seguro que você pretende contratar. É claro que, quanto maior a cobertura da sua apólice, mais cara será a contratação do serviço – apesar de mais protegido você ficar com relação a esses possíveis débitos.

Com a ajuda de corretores especializados em compreender às suas necessidades e respeitar seus limites, você será capaz de fechar o contrato de uma apólice de seguro personalizada e ideal para seu tipo de locação de imóvel.

Por que fazer este seguro?

Podemos lhe apresentar vários motivos diferentes para realizar a contratação de um seguro aluguel. Listaremos os principais abaixo, para que você compreenda a capacidade que esse tipo de apólice tem para lhe proteger de possíveis problemas:

  • Não é necessário fazer um depósito caução para fechar um contrato de aluguel;
  • Lhe ajuda a dispensar um fiador pelos mesmos motivos;
  • A presença de um seguro aluguel ajuda a acelerar a aprovação do contrato;
  • É possível parcelar o pagamento do seguro, amortecendo seus gastos e tornando esta situação economicamente mais viável;
  • É possível conseguir outros serviços vantajosos com essa contratação, como descontos em transportadoras para a mudança, serviços de limpeza e de obras.

Para o locatário, as vantagens também são maiores quando existe a contratação de um seguro aluguel:

  • Garantia do recebimento do valor mensal da locação;
  • Não ter que aceitar qualquer fiador;
  • Ter seu imóvel protegido contra danos físicos e poder ser reembolsado em caso de rompimento do contrato;
  • No caso do locatário ser uma imobiliária, a análise de cadastro e a possibilidade de poder trabalhar com corretores experientes no assunto também estão incluídas no benefício.

Você já tinha ouvido falar em seguro aluguel antes? Ficou interessado em contar com esse benefício? Entre em contato conosco e descubra mais!

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on Pinterest

Newsletter

Que tal receber mais conteúdos no seu e-mail?

Postado em: