5 dicas de organização financeira para evitar contas surpresa

Com o agravamento da crise política e econômica do Brasil, tornou-se um grande desafio organizar-se financeiramente. Há muitas variáveis no cenário macro (que não é possível controlar) e micro (que pode ser diretamente controlada). Além disso, também ocorre as surpresas que podem criar rombos no orçamento e desestabilizar qualquer família, como assaltos, problemas no carro, quebra de smartphone e etc. Então, como conseguir fazer uma organização financeira eficiente para evitar contas surpresa? Mostraremos isso a seguir:

Gaste menos do que ganha

Essa é a principal regra da organização financeira saudável. Você deve se controlar e nunca gastar mais do que ganha. Se preciso, corte os cartões de crédito. Para isso, é preciso mensurar todos recebimentos e quanto sai – inclusive as pequenas contas. Uma ótima dica é o aplicativo Guia Bolso. Ele conecta todas as suas contas bancárias e cartões de crédito (com segurança de nível bancário) para realizar um balanço automático do seu mês e facilitar a sua organização.

Estabeleça metas

Quais são os seus objetivos de vida? Precisa trocar de carro ou fazer aquela viagem de férias? É sempre bom sonhar. Mas se você não estabelecer uma meta e definir um planejamento, talvez nunca consiga realizar o seu sonho. Então liste seus desejos e calcule quanto precisa salvar por mês e quanto tempo demorará para ter o bastante. Vale lembrar que é irresponsável guardar todo dinheiro apenas para isso. Guarde outra parte para casos de emergência.

Planejamento contra contas surpresa

Se você está gastando menos do que ganha, então deve estar sobrando dinheiro. Após pagar todas as contas e garantir os mantimentos do mês, divida o que sobejou em  partes de acordo com seus objetivos. Muito separam um pouco para investir e gerar rendimentos extra. É recomendável que pelo menos 15% do que sobrou seja guardado para possíveis surpresas que podem ocorrer como uma demissão, acidente de trânsito e etc.

Elimine suas dívidas

Milhões de brasileiros estão no SPC. Isso é um problema grave. Se é o seu caso,  organizar sua vida financeira é importante para sair dessa lista. Mas como? Liste todas elas. Então entre em contato com os credores e descubra o valor atual para pagá-las à vista ou a prazo. Não se assuste. O total realmente aumenta com o tempo. Então faça uma contraproposta com base no primeiro valor. Calcule juros menores, peça mais prazo para financiamento. Afinal, isso tudo deve caber no seu bolso e não comprometer a sua organização financeira.

Organização financeira de verdade com seguros

A verdadeira organização financeira deve blindar a sua família de qualquer risco. Gastar tudo o que tem sem pensar a respeito é extremamente irresponsável. Uma boa dica é garantir os seus bens junto a uma seguradora de confiança através de seguro auto, seguro residencial, seguro para smartphone etc.

Ter uma organização financeira para evitar contas surpresa é algo muito saudável. Ela garante o presente e o futuro da sua família. Ajuda a realizar sonhos e evitar decepções. Garantia de levar uma vida tranquila e segura. Raridade em tempos de instabilidade econômica que nosso país atravessa.

O que achou deste texto? Produzimos diversos tipos de materiais gratuitos. Inscreva-se em nossa newsletter para recebê-los! 

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on Pinterest

Newsletter

Que tal receber mais conteúdos no seu e-mail?

Postado em: